Entrar

Plano de aula de Pronomes e Adjetivos: Demonstrativos

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Pronomes e Adjetivos: Demonstrativos

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Familiarizar os alunos com a estrutura e uso dos pronomes demonstrativos em inglês, com foco especial na diferenciação entre 'this', 'that', 'these' e 'those'.

  2. Desenvolver a habilidade dos alunos de identificar e empregar corretamente os pronomes demonstrativos em contextos variados, tanto de forma oral quanto escrita.

  3. Proporcionar aos alunos a oportunidade de praticar e reforçar o uso dos pronomes demonstrativos através de exercícios práticos e interativos, permitindo a consolidação do conhecimento adquirido.

Objetivos Secundários

  1. Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula, encorajando perguntas e discussões para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.

  2. Incentivar os alunos a desenvolverem habilidades de estudo autônomo, através da revisão do conteúdo apresentado e da realização de atividades de fixação fora do ambiente de sala de aula.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo - O professor inicia a aula relembrando brevemente os conceitos de pronomes e adjetivos na língua inglesa, com foco especial em como essas partes do discurso são usadas para substituir ou modificar substantivos. Esta revisão serve como uma base para a apresentação do novo tópico. (3 - 5 minutos)

  2. Situações Problema - Em seguida, o professor apresenta duas situações onde o uso incorreto de pronomes demonstrativos pode levar a mal-entendidos. A primeira situação envolve um aluno apontando para um objeto próximo e dizendo "that" em vez de "this". A segunda situação envolve um aluno apontando para um grupo de objetos distantes e dizendo "these" em vez de "those". Os alunos são convidados a discutir o que poderia causar a confusão nessas situações e como o uso correto dos pronomes demonstrativos poderia esclarecer a comunicação. (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização - O professor, então, explica como os pronomes demonstrativos são usados na vida cotidiana, seja para indicar a proximidade ou a distância de algo, ou para se referir a algo já mencionado. Exemplos de uso em situações reais são fornecidos, como em uma loja ao escolher entre diferentes produtos ("I like this one, not that one") ou ao descrever a localização de objetos em uma sala ("The book is on that table, not this one"). (2 - 3 minutos)

  4. Introdução ao Tópico - Finalmente, o professor introduz o tópico da aula: pronomes demonstrativos em inglês. Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades, como a variedade de pronomes demonstrativos em algumas línguas (por exemplo, o húngaro tem 8 pronomes demonstrativos), ou a origem da palavra "demonstrative" do latim "demonstrare", que significa "mostrar" ou "apontar". O professor, então, desafia os alunos a pensar sobre o que eles acham que os pronomes demonstrativos em inglês são e como eles são usados. (2 - 5 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria (10 - 12 minutos)

    • O professor introduz os pronomes demonstrativos "this", "that", "these" e "those", explicando que eles são usados para indicar a localização relativa de um objeto ou pessoa em relação ao falante e ao ouvinte.
    • Cada pronome é apresentado individualmente, com sua forma singular e plural, e o professor deve enfatizar a diferença entre os pronomes que indicam proximidade ("this", "these") e os que indicam distância ("that", "those").
    • O professor também deve mencionar que, em algumas situações, os pronomes demonstrativos podem ser usados para se referir a uma ideia ou conceito, em vez de um objeto físico. Exemplos de uso em frases são fornecidos para ilustrar esses pontos.
    • O uso dos pronomes demonstrativos com substantivos contáveis e incontáveis deve ser explicado, bem como a regra de concordância com o verbo quando o pronome é o sujeito da frase.
    • O professor deve destacar que, em inglês, os pronomes demonstrativos são sempre seguidos de um substantivo (ou de um adjetivo+substantivo), ao contrário do português, onde eles podem ser usados sozinhos.
  2. Prática (10 - 13 minutos)

    • Após a apresentação da teoria, o professor deve propor uma série de exercícios práticos para que os alunos apliquem o que aprenderam. Estes exercícios podem incluir preencher espaços em branco com o pronome correto, reescrever frases com pronomes demonstrativos para mudar o foco da frase, ou criar suas próprias frases usando os pronomes demonstrativos.
    • Os alunos são encorajados a trabalhar em pares ou pequenos grupos para resolver os exercícios, permitindo que eles discutam suas respostas e esclareçam quaisquer dúvidas juntos. O professor deve circular pela sala, monitorando o progresso dos alunos e fornecendo assistência conforme necessário.
    • Durante esta atividade, o professor deve fornecer feedback imediato e corrigir quaisquer erros que os alunos possam cometer, assegurando que eles estejam aplicando corretamente os pronomes demonstrativos.
  3. Discussão (2 - 5 minutos)

    • Para encerrar a parte do Desenvolvimento da aula, o professor deve promover uma discussão em classe sobre a importância do uso correto dos pronomes demonstrativos na comunicação em inglês.
    • Os alunos são convidados a compartilhar suas experiências de quando tiveram dificuldades em se comunicar em inglês devido ao uso incorreto dos pronomes demonstrativos.
    • O professor deve facilitar a discussão, fazendo perguntas abertas, fornecendo exemplos e incentivando todos os alunos a participar.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Revisão e Resumo (3 - 4 minutos)

    • O professor começa a fase de Retorno revisando brevemente os principais conceitos e regras apresentados na aula. Esse resumo pode ser feito por meio de uma revisão interativa, onde o professor faz perguntas aos alunos e solicita que eles forneçam as respostas. Isso ajuda a reforçar o conhecimento adquirido e a identificar quaisquer áreas de confusão que precisam ser esclarecidas.
    • Durante a revisão, o professor pode fazer uso de recursos visuais, como cartazes, quadro branco ou apresentações de slides, para destacar os pontos-chave e reforçar a memória visual dos alunos.
  2. Conexão com a Prática (2 - 3 minutos)

    • O professor então conecta a teoria apresentada com a prática do uso de pronomes demonstrativos no dia a dia. Isso pode ser feito através de exemplos de situações do cotidiano onde o uso correto de pronomes demonstrativos é essencial para a compreensão mútua.
    • Os alunos são convidados a compartilhar suas próprias experiências de uso de pronomes demonstrativos em situações reais, e a discutir como o que aprenderam na aula pode ser aplicado para melhorar sua comunicação em inglês.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • O professor propõe que os alunos façam uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula. Eles são convidados a pensar sobre as seguintes perguntas:
      1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Os alunos têm um minuto para pensar em suas respostas. Depois, eles são incentivados a compartilhar suas reflexões com a classe. O professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de falar, e deve ouvir atentamente suas respostas, esclarecendo quaisquer dúvidas restantes.
  4. Feedback do Professor (1 minuto)

    • Para encerrar a aula, o professor fornece feedback geral sobre o desempenho da classe durante a aula e nos exercícios práticos. O professor pode elogiar os pontos fortes da classe, bem como identificar áreas que podem precisar de mais prática ou revisão. O feedback do professor é importante para motivar os alunos, reforçar o que foi aprendido e orientar o estudo autônomo.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor inicia a Conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a definição e uso dos pronomes demonstrativos "this", "that", "these" e "those", bem como a diferença entre os pronomes que indicam proximidade e distância.
    • O professor pode reforçar a importância de usar os pronomes demonstrativos corretamente para evitar mal-entendidos na comunicação, tanto em situações cotidianas como em contextos mais formais, como apresentações ou escrita acadêmica.
    • A revisão pode ser feita de forma interativa, com o professor fazendo perguntas e solicitando que os alunos respondam, ou por meio de um resumo visual nos slides ou no quadro.
  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor, em seguida, destaca como a aula conectou a teoria e a prática. Isso pode ser exemplificado com as atividades práticas realizadas, onde os alunos tiveram a oportunidade de aplicar os pronomes demonstrativos em contextos diversos e reais.
    • O professor pode também mencionar como os conceitos aprendidos na aula podem ser aplicados em situações do dia a dia, como na escolha de produtos em uma loja, na localização de objetos em um espaço físico, ou na descrição de pessoas e coisas em uma conversa.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos)

    • O professor sugere alguns materiais de estudo complementares para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre pronomes demonstrativos em inglês. Estes podem incluir sites de aprendizado de idiomas, livros didáticos, vídeos educativos, ou aplicativos de idiomas que oferecem exercícios interativos.
    • O professor pode também indicar quais capítulos do livro didático ou quais seções do site de aprendizado de idiomas cobrem o tópico, para que os alunos possam revisar o conteúdo por conta própria.
  4. Importância do Tópico (1 minuto)

    • Por fim, o professor enfatiza a importância do tópico apresentado para o dia a dia dos alunos. O uso correto dos pronomes demonstrativos não só ajuda na comunicação em inglês, mas também demonstra um bom domínio do idioma e pode contribuir para uma comunicação mais clara e eficaz em qualquer contexto.
    • O professor pode finalizar a aula incentivando os alunos a continuar praticando o uso dos pronomes demonstrativos e a observar como eles são usados em diferentes situações de comunicação em inglês.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies