Entrar

Plano de aula de Verbos: Presente do Subjuntivo

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Presente do Subjuntivo

Objetivos

(5 - 7 minutos)

  1. Introdução ao Presente do Subjuntivo: O professor deve se certificar de que os alunos entendam o que é o presente do subjuntivo e como ele é formado em espanhol. Isso inclui o conceito de que o subjuntivo é usado para expressar dúvidas, desejos, incertezas, necessidades, hipóteses, etc.

  2. Aplicação Prática: Os alunos devem ser capazes de aplicar o conhecimento do presente do subjuntivo para formar corretamente frases e expressões em espanhol. Isso inclui a habilidade de identificar verbos que requerem o uso do subjuntivo e de usar o subjuntivo corretamente em sentenças.

  3. Escuta e Compreensão: Os alunos devem ser capazes de compreender frases e textos que usam o presente do subjuntivo. Isso inclui a habilidade de identificar o subjuntivo em um texto e de compreender o significado de uma frase ou texto que usa o subjuntivo.

Objetivos Secundários

  • Aumento do Vocabulário: Através do estudo do presente do subjuntivo, os alunos também terão a oportunidade de aprender novas palavras e expressões em espanhol, aumentando assim seu vocabulário.

  • Desenvolvimento da Habilidade de Leitura e Escrita: Através de exercícios práticos, os alunos terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades de leitura e escrita em espanhol.

  • Revisão de Tópicos Anteriores: Durante a aula, o professor também pode revisar brevemente tópicos anteriores, como a formação de verbos regulares e irregulares no presente do indicativo, para ajudar os alunos a entender melhor o presente do subjuntivo.

Introdução

(10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios: O professor inicia a aula fazendo uma rápida revisão dos conceitos de verbos regulares e irregulares no presente do indicativo. Isso é fundamental para que os alunos possam compreender e aplicar corretamente o presente do subjuntivo. O professor pode relembrar os alunos de como os verbos regulares são conjugados e apresentar alguns exemplos de verbos irregulares no presente do indicativo.

  2. Situações-problema: O professor propõe duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos e demonstrar a importância do tema:

    • Situação 1: "Imaginem que vocês estão planejando uma viagem para a Espanha e precisam pedir informações sobre o clima. Como vocês formulariam essa pergunta em espanhol usando o subjuntivo?"

    • Situação 2: "Agora, imaginem que vocês estão fazendo um curso de espanhol e precisam expressar suas expectativas e desejos sobre o que gostariam de aprender. Como vocês fariam isso em espanhol usando o subjuntivo?"

  3. Contextualização: O professor contextualiza a importância do presente do subjuntivo, explicando que este tempo verbal é amplamente utilizado no dia a dia, na literatura, na imprensa e em situações formais e informais de comunicação em espanhol. Além disso, o professor pode mencionar que o uso adequado do presente do subjuntivo pode contribuir para uma comunicação mais eficaz e precisa em espanhol.

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: Para captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o subjuntivo, como:

    • Curiosidade 1: "Sabiam que o espanhol é uma das poucas línguas românicas que ainda faz um uso extenso do subjuntivo? Isso se deve à influência do latim, a língua-mãe do espanhol, que também fazia um amplo uso do subjuntivo."

    • Curiosidade 2: "Além disso, o subjuntivo em espanhol é frequentemente usado em expressões idiomáticas, como 'Ojalá que...' (Tomara que...) e 'Espero que...' (Espero que...), que são muito comuns no dia a dia dos hispanohablantes."

Desenvolvimento

(20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Jogo de Tabuleiro: "Viaje a España" (10 - 12 minutos)

    • Materiais Necessários: Tabuleiro de jogo de tamanho A3 com espaços marcados para os jogadores avançarem. Cartões de perguntas com situações do cotidiano que exigem o uso do presente do subjuntivo. Peças para cada jogador se mover pelo tabuleiro (pode ser um clip, um botão, etc.).

    • Objetivo: O objetivo do jogo é levar os alunos a praticarem o presente do subjuntivo de forma lúdica e contextualizada. Cada espaço no tabuleiro representa uma cidade na Espanha, e os alunos devem responder corretamente às perguntas para avançar para a próxima cidade.

    • Regras: Os alunos jogam em grupos de 3 ou 4. O professor inicia o jogo e os alunos jogam na ordem em que estão sentados. Cada vez que um aluno cai em um espaço, ele deve pegar um cartão de perguntas e responder corretamente em espanhol, usando o presente do subjuntivo. Se o aluno responder corretamente, ele avança para a próxima cidade. Se responder incorretamente, ele fica na mesma cidade. O jogo continua até que todos os alunos tenham chegado à última cidade. O grupo cujos alunos chegarem primeiro à última cidade é o vencedor.

  2. Atividade de Criação de História: "La Historia del Subjuntivo" (10 - 12 minutos)

    • Materiais Necessários: Papel A4, lápis e canetas coloridas.

    • Objetivo: O objetivo desta atividade é que os alunos criem uma história em quadrinhos ou uma narrativa curta usando o presente do subjuntivo. Isso permitirá que eles pratiquem a formação e o uso do subjuntivo de uma maneira criativa e divertida.

    • Regras: Os alunos são divididos em grupos de 3 ou 4. Cada grupo recebe um papel A4 e lápis e canetas coloridas. Eles devem criar uma história em quadrinhos ou uma narrativa curta que use o presente do subjuntivo em pelo menos 5 frases diferentes. O tema da história é livre, mas deve ser adequado para a sala de aula. Após a Conclusão das histórias, cada grupo compartilhará sua história com a classe.

  3. Atividade de Role-play: "¡Vamos a la Playa!" (5 - 8 minutos)

    • Materiais Necessários: Roupas de praia, objetos de praia (protetor solar, toalhas, brinquedos de praia, etc.), um chapéu de sol, um mapa da Espanha.

    • Objetivo: O objetivo desta atividade de dramatização é que os alunos pratiquem o uso do presente do subjuntivo em um contexto realista e divertido. Eles devem simular um grupo de amigos planejando uma viagem para a praia na Espanha, usando o subjuntivo para expressar desejos, expectativas e incertezas.

    • Regras: Os alunos são divididos em grupos de 3 ou 4. Cada grupo recebe um conjunto de roupas de praia, objetos de praia e um chapéu de sol. Eles também recebem um mapa da Espanha. Cada aluno no grupo recebe um papel: um é o "guia turístico" que planeja a viagem, um é o "amigo otimista" que expressa desejos e expectativas, um é o "amigo cauteloso" que expressa incertezas e condições, e um é o "amigo prático" que dá conselhos e faz perguntas. Os alunos devem então realizar a dramatização, usando o presente do subjuntivo para expressar-se. O professor pode observar as dramatizações e corrigir os alunos conforme necessário.

Estas atividades foram projetadas para serem interativas, envolventes e divertidas, ao mesmo tempo em que permitem aos alunos praticar e aprimorar suas habilidades no uso do presente do subjuntivo.

Retorno

(10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo: Após a Conclusão das atividades, o professor deve promover uma discussão em grupo com todos os alunos. Cada grupo deve compartilhar suas soluções ou conclusões sobre as atividades "Viaje a España", "La Historia del Subjuntivo" e "¡Vamos a la Playa!". (3 - 4 minutos)

    • O professor pode fazer perguntas direcionadas para cada grupo, como: "Qual foi o desafio mais difícil que vocês encontraram ao usar o presente do subjuntivo na atividade 'Viaje a España'?" ou "Como vocês decidiram quais verbos usariam no presente do subjuntivo em sua história para a atividade 'La Historia del Subjuntivo'?".

    • O professor também pode pedir a outros alunos para comentarem sobre as soluções ou conclusões apresentadas por cada grupo. Isso permite que os alunos aprendam com as experiências uns dos outros e fornece ao professor a oportunidade de corrigir quaisquer erros ou mal-entendidos que possam ter surgido.

  2. Conexão com a Teoria: O professor deve então conectar as atividades realizadas com a teoria apresentada no início da aula. (2 - 3 minutos)

    • O professor pode destacar como os alunos aplicaram corretamente o presente do subjuntivo nas atividades e como a prática ajudou a solidificar o conhecimento teórico.

    • O professor também pode reforçar a importância do subjuntivo na comunicação em espanhol, destacando exemplos das atividades que demonstram isso.

  3. Reflexão Individual: Para finalizar, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente por um minuto sobre o que aprenderam na aula. (1 - 2 minutos)

    • O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".

    • Após o minuto de reflexão, o professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a classe. Isso não apenas ajuda o professor a avaliar a eficácia da aula, mas também permite que os alunos expressem quaisquer dúvidas ou preocupações que possam ter.

  4. Feedback e Conclusão: O professor deve então fornecer feedback aos alunos sobre sua participação e desempenho durante a aula. (2 - 3 minutos)

    • O professor pode elogiar os pontos fortes dos alunos e oferecer sugestões construtivas para melhorias.

    • Finalmente, o professor deve concluir a aula, recapitulando os principais pontos discutidos e encorajando os alunos a continuar praticando o presente do subjuntivo fora da sala de aula.

Conclusão

(5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação: O professor deve começar a Conclusão da aula resumindo os pontos principais abordados. Isso inclui a definição e formação do presente do subjuntivo, sua função na língua espanhola, e exemplos de seu uso em várias situações. O professor pode reiterar a importância de compreender e usar corretamente o presente do subjuntivo para uma comunicação eficaz em espanhol. (2 - 3 minutos)

  2. Conexão com o Mundo Real: O professor deve então conectar o conteúdo da aula com o mundo real. Isso pode ser feito através da discussão de como o presente do subjuntivo é amplamente usado na comunicação cotidiana, na literatura, na imprensa e em situações formais e informais em espanhol. O professor pode também mencionar que a habilidade de usar corretamente o presente do subjuntivo pode ser benéfica em várias situações, como ao planejar uma viagem, ao expressar expectativas e desejos, ao falar sobre incertezas e hipóteses, etc. (1 - 2 minutos)

  3. Materiais Extras: O professor pode sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o presente do subjuntivo. Isso pode incluir sites de aprendizado de idiomas, livros de gramática espanhola, vídeos educativos, etc. O professor pode também sugerir atividades de prática adicionais, como escrever um diálogo usando o presente do subjuntivo, ler um texto em espanhol e identificar os verbos no subjuntivo, assistir a um filme ou série em espanhol e prestar atenção ao uso do subjuntivo, etc. (1 - 2 minutos)

  4. Importância do Assunto: Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto aprendido para o dia a dia dos alunos. O professor pode lembrar que o espanhol é a segunda língua mais falada do mundo, e a habilidade de se comunicar efetivamente em espanhol pode abrir muitas portas pessoais, profissionais e acadêmicas. Além disso, o professor pode enfatizar que a aprendizagem de um novo tempo verbal, como o presente do subjuntivo, não só expande o conhecimento linguístico dos alunos, mas também desenvolve habilidades de pensamento crítico, criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe, etc. (1 - 2 minutos)

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies