Entrar

Plano de aula de Apresentando com o PowerPoint

Informática

Original Teachy

Apresentando com o PowerPoint

Objetivos

Duração Estimada: (10 - 15 minutos)

Os principais objetivos desta aula são:

  1. Introduzir o PowerPoint: Os alunos devem entender o que é o PowerPoint, por que é usado e como pode ser eficaz para apresentações. Isso inclui uma visão geral do software e suas principais funcionalidades.

  2. Desenvolver habilidades básicas de PowerPoint: Os alunos devem aprender habilidades básicas para começar a trabalhar com o PowerPoint. Isso inclui a criação de slides, a inserção de texto e imagens, a escolha de design de slide e a adição de transições.

  3. Aprimorar a eficácia da apresentação: Os alunos devem aprender a fazer apresentações eficazes usando o PowerPoint. Isso envolve a aprendizagem de como organizar informações, usar gráficos e tabelas para apresentar dados, incorporar multimídia e editar a apresentação para evitar erros.

Além desses objetivos principais, os seguintes objetivos secundários também serão abordados:

  • Uso de SmartArt e formas: Os alunos aprenderão a usar o SmartArt e as formas para organizar informações de maneira visualmente atraente.
  • Exportação e compartilhamento: Os alunos aprenderão a exportar suas apresentações para diferentes formatos e a compartilhá-las com outros.

Introdução

Duração Estimada: (15 - 20 minutos)

Para iniciar a aula, o professor pode começar relembrando a aula anterior, discutindo sobre a importância das animações e transições no PowerPoint. Por exemplo, pode-se mencionar como a utilização adequada desses recursos pode tornar as apresentações mais atraentes e dinâmicas, mas que o uso excessivo pode distrair o público.

Em seguida, o professor pode propor algumas situações-problema para introduzir o tópico da aula. Por exemplo, ele pode perguntar aos alunos como eles apresentariam um projeto de pesquisa para um público não especializado ou como eles fariam uma apresentação para um público de diferentes idades.

Após essa discussão inicial, o professor pode contextualizar a importância do PowerPoint. Ele pode mencionar como profissionais de diversas áreas, como negócios, educação e ciência, usam o PowerPoint para apresentar suas ideias de forma clara e convincente. Além disso, pode-se discutir como o PowerPoint é uma ferramenta essencial no mundo corporativo, sendo frequentemente usado para apresentações de negócios, treinamentos e reuniões.

Finalmente, para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias sobre o PowerPoint. Por exemplo, ele pode mencionar que o PowerPoint foi originalmente desenvolvido para o Macintosh antes de ser adquirido pela Microsoft. Outra curiosidade interessante é que, embora o PowerPoint seja frequentemente associado a apresentações chatas ou monótonas, muitos palestrantes de sucesso, como Steve Jobs, usaram o software para fazer apresentações memoráveis e inspiradoras.

Desenvolvimento

Duração Estimada: (60 - 70 minutos)

Revisão dos conhecimentos anteriores

Duração Estimada: (10 - 15 minutos)

O professor deve começar revendo os conceitos de informática básica necessários para o entendimento do assunto. Isso inclui explicar como criar e gerenciar arquivos e pastas, salvar e recuperar documentos, e navegar pela interface do usuário do PowerPoint.

Teoria e Demonstração

Duração Estimada: (20 - 25 minutos)

Em seguida, o professor deve explicar a teoria por trás da criação de apresentações eficazes. Isso inclui:

  1. Design de Apresentação: O professor deve explicar a importância de manter a apresentação simples, mas interessante. Isso inclui a seleção de cores, fontes e temas coerentes, bem como a utilização de layouts de slide e templates predefinidos.

  2. Incorporação de Mídia: O professor deve demonstrar como incorporar vídeos, áudio e hyperlinks para enriquecer as apresentações e conectar-se a recursos adicionais.

  3. Criando Gráficos e Tabelas: O professor deve demonstrar como utilizar gráficos e tabelas para apresentar dados complexos de forma fácil de compreender.

  4. Uso de SmartArt e Formas: O professor deve mostrar a utilização de SmartArt e formas para organizar informações de maneira visualmente atraente.

  5. Revisão e Edição: O professor deve demonstrar as ferramentas de revisão, incluindo correção ortográfica e gramatical.

  6. Práticas de Apresentação: O professor deve discutir a melhor prática de distribuir as informações através dos slides e o uso efetivo do modo de apresentação.

  7. Exportação e Compartilhamento: O professor deve explicar como exportar a apresentação para diferentes formatos (como PDF) e compartilhar a apresentação com outros.

Atividades Práticas

Duração Estimada: (20 - 25 minutos)

O professor deve então conduzir os alunos através de duas atividades práticas.

  1. Atividade de Design: Os alunos terão que criar uma apresentação de 5 slides sobre um tópico de sua escolha, praticando a seleção de cores, fontes e temas coerentes, a utilização de layouts de slide e templates predefinidos e a incorporação de mídia.

  2. Atividade de Revisão e Edição: Os alunos terão que revisar e editar a apresentação de um colega, focando na correção ortográfica e gramatical e na eficácia da apresentação em geral.

Materiais Necessários

Para a realização das atividades práticas, os alunos precisarão de:

  • Computadores com o software PowerPoint instalado
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Fones de ouvido para assistir a vídeos ou ouvir áudios incorporados nas apresentações.

Retorno

Duração Estimada: (10 - 15 minutos)

Para finalizar a aula e consolidar o aprendizado, o professor pode propor um momento de reflexão e feedback.

Primeiramente, o professor pode promover uma discussão em grupo sobre as atividades práticas realizadas. Esta conversa deve focar em como as atividades se conectam com a teoria apresentada e discutida durante a aula. Os alunos podem ser incentivados a compartilhar suas experiências, desafios encontrados e soluções propostas. Essa discussão ajudará os alunos a identificar e compreender os conceitos práticos de utilização do PowerPoint.

Em seguida, o professor pode propor que os alunos escrevam em um papel, dentro de um minuto, respostas para as seguintes perguntas:

  1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
  2. Quais questões ainda não foram respondidas?

Esse exercício permitirá que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e identifiquem quaisquer dúvidas ou conceitos não claros. O professor deve coletar esses papéis e revisá-los para entender melhor o progresso dos alunos e adaptar as próximas aulas de acordo com as necessidades da turma.

Por fim, o professor deve sugerir uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Esses exercícios devem englobar todos os conceitos abordados na aula, permitindo que os alunos pratiquem e aprimorem suas habilidades no uso do PowerPoint. A lista de exercícios também deve incluir questões que desafiem os alunos a pensar criticamente sobre como aplicar o PowerPoint em diferentes contextos e situações.

Lembrando que, para realizar os exercícios em casa, os alunos precisarão de um computador com o PowerPoint instalado e acesso à internet. O professor deve estar disponível para responder a quaisquer perguntas ou dúvidas que os alunos possam ter ao realizar os exercícios.

Conclusão

Duração Estimada: (10 - 15 minutos)

Para concluir a aula, o professor deve resumir os principais pontos discutidos. Ele deve reforçar a importância do PowerPoint como uma ferramenta de apresentação visual eficaz e as habilidades necessárias para criar apresentações impactantes. Isso inclui o design de apresentações, a incorporação de mídia, a criação de gráficos e tabelas, o uso de SmartArt e formas, as práticas de revisão e edição e as melhores práticas de apresentação.

O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações do PowerPoint. Ele pode destacar como as atividades práticas permitiram aos alunos aplicar a teoria aprendida e experimentar a criação de apresentações próprias. Além disso, ele deve reiterar como o PowerPoint é usado em diferentes contextos profissionais e acadêmicos.

Após a recapitulação, o professor pode sugerir materiais extras para os alunos. Isso pode incluir tutoriais online, blogs, livros e vídeos sobre o uso do PowerPoint. Ele também pode recomendar apresentações TED Talks como exemplos de apresentações eficazes.

Finalmente, o professor deve reforçar a importância do assunto apresentado para o dia a dia dos alunos. Ele deve ressaltar como o PowerPoint é uma habilidade essencial no local de trabalho, seja para apresentações de negócios, reuniões, treinamentos ou mesmo para apresentações acadêmicas. Além disso, o professor deve encorajar os alunos a continuar praticando e explorando o PowerPoint além da sala de aula para se tornarem apresentadores confiantes e eficazes.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies