Objetivos
(10 - 15 minutos)
Ao final desta aula, os alunos serão capazes de:
-
Compreender as funções fundamentais do software PowerPoint: Isso inclui a criação de slides, adição de texto e imagens, uso de gráficos, entre outros recursos disponíveis no software.
-
Desenvolver habilidades para o design de slides: Isso envolve a seleção apropriada de cores, fontes, estilos de fundo e layouts de slide que ajudam a criar uma apresentação visualmente agradável e coerente.
-
Criar conteúdo relevante para apresentações: Isso se refere à habilidade de produzir e organizar conteúdo de maneira clara e concisa, com frases precisas e pontos-chave relevantes.
Objetivos secundários:
-
Incorporar elementos multimídia em apresentações: Isso inclui a habilidade de inserir e manipular imagens, vídeos, áudio e gráficos para tornar a apresentação mais dinâmica e atraente.
-
Utilizar animações e transições de forma efetiva: Os alunos devem saber quando e como usar esses recursos para adicionar um toque profissional à apresentação, sem exageros.
-
Construir gráficos e tabelas: Isso abrange a habilidade de criar, inserir e formatar gráficos e tabelas para representar dados de maneira efetiva.
-
Compreender e aplicar a hierarquia visual: Os alunos aprenderão como organizar elementos na página para guiar o olho do espectador e enfatizar pontos importantes.
-
Aplicar técnicas de narração de histórias em apresentações: Isso envolve saber como construir e estruturar a apresentação de maneira a contar uma história ou conduzir o público através de uma argumentação lógica.
-
Desenvolver habilidades de revisão: Isso inclui a capacidade de revisar e editar a apresentação para evitar erros gramaticais, de digitação, de formatação ou de lógica.
-
Praticar a apresentação: Os alunos devem aprender que, mesmo com uma apresentação perfeita, uma execução pobre pode prejudicar seu impacto. Portanto, praticar a apresentação, conhecendo bem o conteúdo e ensaiando a fala, é um objetivo importante.
Introdução
(20 - 25 minutos)
Para começar a aula, o professor deve relembrar os alunos sobre os conceitos básicos apresentados na aula anterior sobre "Introdução ao Microsoft PowerPoint". Isso pode incluir uma rápida revisão sobre o que é o PowerPoint, suas principais características, como abrir o programa, criar uma nova apresentação e salvar o trabalho.
Depois, o professor pode propor duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos:
-
Imagine que você precisa apresentar um projeto de ciências para a sua classe. Como você poderia utilizar o PowerPoint para fazer isso de maneira clara e atraente?
-
Seu chefe pediu para que você prepare uma apresentação para a reunião de equipe, mostrando os resultados do último trimestre. Como você organizaria os dados e informações no PowerPoint para que todos entendam?
Em seguida, é importante contextualizar a importância da habilidade de criar apresentações no PowerPoint, destacando que ela não é útil apenas no ambiente escolar, mas também na vida profissional. O professor pode mencionar exemplos de diferentes campos de trabalho onde o PowerPoint é frequentemente usado, como empresas, educação, governo, e até mesmo para apresentações pessoais.
Por fim, para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar duas curiosidades:
-
O PowerPoint foi originalmente chamado de "Presenter" e foi criado por um ex-professor de Berkeley chamado Robert Gaskins em 1984. Ele foi comprado pela Microsoft em 1987 e renomeado para PowerPoint.
-
Algumas das apresentações mais famosas do mundo foram feitas no PowerPoint, incluindo a apresentação de Steve Jobs para o lançamento do iPhone em 2007.
Desenvolvimento
(50 - 60 minutos)
Revisão dos conhecimentos anteriores necessários para a explicação do assunto da aula O professor deve começar revisando alguns conceitos básicos do PowerPoint, como o que é um slide, como adicionar textos, imagens e gráficos, como mudar o layout do slide, entre outros. Isso garantirá que todos os alunos estejam na mesma página antes de prosseguir para tópicos mais avançados.
Apresentação da teoria necessária para o entendimento do tópico da aula O professor deve então começar a teoria, explicando os seguintes tópicos:
-
Design de slides: discussão sobre a importância de um design consistente e agradável, incluindo como escolher cores, fontes, estilos de fundo e layouts de slide.
-
Incorporação de multimídia: explicação sobre como inserir e manipular imagens, vídeos, áudio e gráficos.
-
Criação de conteúdo relevante: discussão sobre como criar e organizar conteúdo de maneira clara e concisa, com frases precisas e pontos-chave relevantes.
-
Uso de animações e transições: demonstração de como usar esses recursos para adicionar um toque profissional à apresentação, com ênfase em não exagerar.
-
Criação de gráficos e tabelas: tutorial sobre como criar, inserir e formatar gráficos e tabelas.
-
Hierarquia visual: explicação de como organizar elementos na página para guiar o olho do espectador e enfatizar pontos importantes.
-
Técnicas de narração de histórias: discussão sobre como estruturar a apresentação para contar uma história ou conduzir o público através de uma argumentação lógica.
-
Revisão: a importância de revisar a apresentação para evitar erros gramaticais, de digitação, de formatação ou de lógica.
-
Prática de apresentação: a importância de conhecer bem o conteúdo e ensaiar a fala para garantir uma apresentação suave e eficaz.
Atividades práticas
-
Atividade prática 1: Cada aluno deve criar sua própria apresentação sobre um tópico de sua escolha. Essa atividade permitirá que os alunos apliquem as teorias que aprenderam na prática. O professor deve orientar os alunos durante essa atividade, respondendo a quaisquer perguntas e dando feedback sobre as apresentações dos alunos.
-
Atividade prática 2: Depois que os alunos concluírem suas apresentações, eles devem trocar de apresentações com um colega e revisar a apresentação do colega. Isso dará aos alunos a oportunidade de praticar suas habilidades de revisão.
Materiais necessários Para essa aula, os alunos precisarão de um computador com o software Microsoft PowerPoint instalado.
Retorno
(10 - 15 minutos)
Para concluir a aula, é importante verificar se os alunos conseguiram entender e aplicar os conceitos apresentados sobre a criação de apresentações no PowerPoint. Para isso, o professor pode adotar as seguintes estratégias:
Discussão em grupo
Após a atividade prática, o professor pode sugerir uma discussão em grupo, onde os alunos compartilham suas experiências ao criar a apresentação, os desafios que enfrentaram e como conseguiram superá-los. Isso permitirá que os alunos vejam como a teoria se conecta com a prática e também aprendam uns com os outros.
Feedback individual
O professor deve dedicar algum tempo para dar feedback individual a cada aluno sobre sua apresentação. Isso pode incluir pontos positivos, áreas de melhoria e sugestões para desenvolver ainda mais suas habilidades no PowerPoint.
Reflexão individual
O professor pode propor que os alunos escrevam em um papel em um minuto respostas para as seguintes perguntas:
- Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
Essa atividade de reflexão ajudará o professor a entender melhor quais aspectos da aula foram mais impactantes para os alunos e quais áreas podem precisar de mais explicação ou prática.
Exercícios para casa
Por fim, o professor pode sugerir uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Esses exercícios podem incluir a criação de uma nova apresentação no PowerPoint sobre um tópico diferente, praticando as habilidades aprendidas na aula. Essa prática adicional ajudará a reforçar o aprendizado e permitirá que os alunos continuem desenvolvendo suas habilidades no PowerPoint.
Conclusão
(5 - 10 minutos)
Em conclusão, esta aula proporcionou uma visão completa de como criar apresentações eficazes no PowerPoint, cobrindo desde o entendimento básico do software, passando pelo design de slides, incorporação de multimídia, criação de conteúdo relevante, uso de animações e transições, criação de gráficos e tabelas, entendimento de hierarquia visual, técnicas de narração de histórias, habilidades de revisão até a prática da apresentação.
Conectamos a teoria à prática ao aplicar os conceitos aprendidos em atividades práticas, onde os alunos tiveram a oportunidade de criar suas próprias apresentações e revisar as de seus colegas. Essas atividades permitiram que os alunos experimentassem em primeira mão os desafios e recompensas de criar apresentações eficazes no PowerPoint.
Para continuar aprofundando seu conhecimento em criação de apresentações no PowerPoint, os alunos podem explorar os muitos recursos disponíveis online, incluindo tutoriais em vídeo, blogs, e cursos online gratuitos oferecidos por várias instituições respeitáveis. Livros sobre design de apresentação e narração de histórias também podem ser úteis.
Finalmente, a habilidade de criar apresentações eficazes no PowerPoint é extremamente valiosa em muitos aspectos da vida cotidiana. Seja na escola, na universidade, no trabalho ou mesmo em situações pessoais, ser capaz de apresentar informações de maneira clara, concisa e atraente pode fazer uma grande diferença. Nesse sentido, dominar o PowerPoint é mais do que apenas aprender a usar um software, é aprender a comunicar suas ideias de forma eficaz.